Páginas

Bike Point SC

Revista Pró Moto

domingo, 6 de março de 2011

Diário de Bordo: Chapada Diamantina Dia 2.

O dia 1, que foi só viagem, terminou com uma piscina e cerveja gelada a tarde e pizza a noite. "Bão Também". Afinal, precisavamos reservar energias para o dia dois. Fechamos a atração do dia com a responsável pelos roteiros e reservamos um guia (o Van), que nos levaria ao Poço Azul (na cidade de Nova Redenção) e em seguida as ruinas de Xique Xique de Igatú (na localidade de Igatú, no município de Andaraí).
Por 70 km de asfalto e 18 km por estrada de terra, chegamos a portaria do Poço Azul, e descobrimos uma fila de 2:30 horas para poder descer ao poço. Bom, o que fazer? Esperar oras! Afinal que ta na chuva é pra se molhar. Por falar em chuva, nada de chuva. A estrada estava um pó só. Janelas bem fechadas e dale ar condicionado (maravilha de invensão).
Quando o sol a pino marcava pouco mais de 12:20 hs chegou a nossa ora de descer. Valeu esperar. O poço é lindo e a água fria na medida do nosso calor. Luz que desce pela entrada da caverna concede um ar misterioso e assustador as formações de calcário. O Luca quando viu a profundidade incrivelmente transparente do poço pela mascara do snorkel (30 metros) ficou com medo no início. Artur ficou com frio mas logo acostumou e curtiu.
as 13:20 hs saímos sentido a Igatú, onde no caminho apreciamos as corredeiras do Rio Paraguassu, maltratado no passado pela ação do garimpo de diamantes. 6 km de uma estrada calçada de quartzitos
nos leva a estranha e bela Igatú, engastada na na borda leste da chapada. Toda construída em pedras, as casa dão um ar de lugar esquecido que segundo nos disseram em Lençóis, ser a: Machu Pichu do sertão.
Entre vielas estreitas, cianças correm e moradores oferecem artesanato, nas portas de suas casas.
Fechamos o dia, em Igatú conhecendo a Igreja de Santo Antônio construída em 1850, seu anexo cemitério em estilo (quase) bizantino (excessão apenas para a falta dos característicos mosáicos), e as ruínas das antigas casas de garimpeiros (habitadas por fantasmas de garimpeiros gananciosos, segundo a lenda. Veja vídeo para conferir a história).
Agora a pouco fomos a agência alugar os quadricíclos para a amanhã. Então vai rolar 18 km de quadricíclo com cachoeira na sequência. Hehehehe! Fomos também a loja de materiais esportivos para o Gilván comprar uma "baby trip" pra levar a Leandra no passeio de quad. Prometo contar com detalhes. Assim que possível também colocarei a legenda nas fotos, os vídeos e os links albuns do facebook,  por isso eu advirto: Deixar de acompanhar este blog faz com que você não perca seu precioso tempo com estas baboseiras.
Veja o album completo no facebook em :
Fui!!!

Mate bem cedo para melhorar o astral!

Descendo pro Poço Azul.

Poço Azul. Visto da entrada!

Visto de dentro da caverna!

Corredeiras do Rio Paraguaçu!

Ponte sobre o Rio Paraguaçu!

Estrada Calçada que leva a Igatu!

Igreja de Santo Antônio em Igatú (1850)

Ruinas de Xique Xique de Igatú!

Erica disse...

Um passéio inesquecível, lindo demais!!!!!!!