Páginas

Frangos Escaladores

Bike Point SC

Revista Pró Moto

domingo, 13 de março de 2011

Diário de Bordo: Chapada Diamantina Dia 4.

Nosso dia 4 (08/03/2011) começou nublado a exemplo do dia anterior. Por isso Van, muito acertadamente, sugeriu irmos primeiro ao Morro Do Pai Inácio e depois fazermos a Gruta da Lapa Doce e Pratinha.
Seguindo pela BR242, sentido Seabra/Brasília, com o Parque Nacional sempre a nossa esquerda e a nossa direita a APA de Marimbus-Iraquara chega-se ao Morro do Pai Inácio.
O visual é de arrepiar, mesmo a parte baixa (chamada Serra da Bacia), de onde se pode apreciar os Três Irmãos (Serras do Mucugezinho, do Sobradinho e Morrão ou Morro Tabor), o Camelo e o Morro do Pai Inácio e Mãe Inácia. Bem perto, antes de subir, a estrada para o Pai Inácio, paramos no monumento que marca o centro geográfico do Estado da Bahia. O Morro do Pai Inácio é um Parque Natural Municipal, gerido pelo Grupo Ambientalista de Palmeiras, que fazem um trabalho importantíssimo para a manutenção e continuidade das visitação a esse belo monumento natural. Por isso, é importante salientar, pois é facultativo, que quem visita o morro, faça uma contribuição, que ajuda a manter o morro limpo e as visitações organizadas, que tornam mais agradável e proveitosa a experiência. Subimos todos ao Morro, sem execção, com Gilván e Leandra dando um show de caminhada.
Lá em cima o vista nos tira mais ainda o fôlego. Nem comentarei mais e deixo as fotos falarem por mim. Assistam também o video "performático do nosso Van, o Guia, contando porque o morro recebeu esse nome.
Nossa próxima parada, era a Gruta da Lapa Doce. A visitação da Gruta, por se localizar em uma propriedade particular, fica obrigatório pagar uma taxa de acesso de R$10,00, que dá direito ao acompanhamento de um guia local (trabalho também muito importante pois evita que desavisados danifiquem os delicados espeleotemas e ainda enriquecem a caminhada com informações interessantíssimas).
Caminhando por 800 metros gruta adentro, passa-se por lindas formações e salões, até emergirmos em outra saída. Um passeio fantástico. Vejam as fotos.
Para fechar o dia, fomos a Pratinha, onde um rio emerge de dentro da caverna e forma uma linda piscina de águas azuis. Neste local, é possível, nadar (por mais R$ 20,00) caverna a dentro, em grupos de 10 pessoas, devidamente equipados com coletes, lanternas especiais e acompanhados por guias, São 170 metros gruta adentro e confesso que a curiosidade supera o medo e a água fria. Recomendo esse passeio.
Este realmente foi uma dos melhores dias. Com execessão da banho na piscina da pratinha que, provavelmente devido a enorme quantidade de visitantes, apresentava um aspeto mais de clube do que qualquer outra coisa. Estava muito sujo também, tanto na água quanto fora. Mesmo assim a Erica se animou a pegar um caiaque para uma voltinha.
Quem quiser saber mais, e experimentar também, visite. Vale a pena.
No facebook tem o album completo:

Pneu Furado, logo de manhã.
Morro do Pai Inácio.
Morro acima.
Alô para a Gelera.
Nóis no Morro.
Leia atentamente.
Maravilha!
Gruta da Lapa Doce!


Rema, rema, remador...
Ass: Helber.

Um comentário:

Erica disse...

Os passeios foram o máximo, muito lindos!!!!!!
Essa volta de caiaque, me fez relembrar a minha infância, que saudades :)